Remédios para dormir causam dependência?

Dr. Luan Diego
,
11 de abril de 2019

Ter uma boa noite de sono é fundamental, tanto para o nosso corpo, quanto para a nossa mente. Quem experimenta os efeitos da insônia pode realmente ter sérias complicações.

Podemos dizer que nos últimos anos, o número de pessoas que fazem uso de remédio para dormir praticamente triplicou, o número realmente preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas você sabe por que isso acontece?

A melatonina é o principal hormônio do sono, e ela começa a ser produzida na parte da noite, dando sinais para o sistema nervoso central que é hora de relaxar e descansar, quando acionada da maneira correta, a melatonina causa sono. Dessa forma, o sono será efetivo e saudável.

Porém, alguns fatores impedem que a melatonina seja produzida, como: a luz azul presente em celulares, TV, tablets, e afins. E como cada vez mais somos adeptos a tudo isso, pode ser uma explicação para o sono.

Lembrando ainda que idosos a partir dos 70 anos podem ter de forma natural a melatonina reduzida.

O aumento também pode ser explicado pela alta taxa de auto medicação, já que isso se tornou algo bem comum, as pessoas projetam no remédio, a solução para todos os sintomas e problemas.

E isso pode ter um efeito perigoso, mesmo os remédios para dormir, que só podem ser adquiridos por receitas médicas, conseguem ser comprados facilmente sem a apresentação da mesma, e são nesses casos que eles podem causar ainda mais dependência. Em nosso artigo de hoje, você vai entender melhor sobre o vício no medicamento para dormir. Confira.

Remédio para dormir x dependência: Por que acontece?

Os especialistas dizem que o maior risco para esse tipo de medicação é a dependência. Quando começa-se a fazer o uso frequente, o organismo desenvolve uma tolerância ao princípio ativo.

Por exemplo, se antes a pessoa consegue dormir somente com um comprimido, com o passar do tempo vai precisar de dois, três, e assim vai indo.

Dessa forma, o remédio que inicialmente era utilizado para um tratamento, acaba por se transformar em uma doença, porque vão aliviar sintomas, mas não vão mais tratar a insônia como deveriam.

Estima-se que no terceiro mês tomando o remédio sem interrupções, os primeiros sintomas podem aparecer. Os primeiros sinais são a dose que já mencionamos, mas também os sintomas que aparecem quando deixa-se de tomar a medicação.

Remédios para dormir

Quando dependente, a pessoa também pode ter alterações hormonais, que podem mexer com questão como memória, humor, sexualidade, e mais.

Quais hábitos devem ser evitados?

Para quem não quer ter problemas com o sono, o melhor a se fazer é evitar a luz azul que mencionamos no período antes de dormir, ou seja, tentar cortar esse hábito de ficar em aparelhos eletrônicos para “pegar sono’’, até porque isso não funciona.

Tente verificar todas as coisas em um período antes de ir para a cama. Além disso, é importante evitar ir para cama cada dia em um horário, a rotina no horário de dormir também é bem importante.

Evite ir para cama muito antes de dormir, e evite ficar muito tempo na cama quando acordar, esses hábitos podem atrapalhar na produção adequada da melatonina. Outra coisa que deve ser evitada é ir para a cama sem sono.
E por fim, evitar a cafeína. Como sabemos, todos os produtos com cafeína podem dificultar para que o sono chegue.

Remédios para dormir causam dependência?

Como prevenir que o remédio para dormir cause dependência?

A primeira coisa que devemos ter em mente sobre os remédios para dormir, é que mesmo com toda facilidade para o comprar sem receita, isso não deve ser feito! É justamente essa auto medicação que pode causar grandes estragos.

Consultando um profissional especializado, todos os exames serão realizados, e dessa forma, um diagnóstico será feito, quando detectado a necessidade de remédio a dose será a correta, e também vai acontecer um acompanhamento do profissional.

Além de tudo isso, o uso do medicamento não deve se tornar um hábito, o uso realmente deve ser explicado, e feito em último momento. E você sabia que o remédio para dormir podia causar dependência?

Deixe para gente nos comentários!
Continue também em nosso site para conferir outros artigos e informações!

blank
Dr. Luan Diego

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo novo com prioridade

Receba novos conteúdos do blog direto no seu email
Agendar consulta

Agende uma consulta!

Psiquiatra em Brasília para tratamentos de Crise de Pânico, Depressão e Ansiedade. Verifique a disponibilidade de horários e faça seu agendamento online.
Agendar consulta
[email protected]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin