Se o psiquiatra aumentar a medicação, é sinal de gravidade?

Dr. Luan Diego
,
17 de abril de 2020

aumentar remedio psiquiatrico

Aumentar a medicação é um bom ou mau sinal ?

Primeiramente, é importante relatar que quando o psiquiatra aumenta a medicação isso não necessariamente significa que você possa estar mais grave no tratamento.

PASSOS DO TRATAMENTO

Na primeira consulta com seu médico psiquiatra é realizado uma avaliação de seu histórico emocional e físico. Sendo assim, um plano de tratamento é proposto que normalmente podem envolver medicação e outras ferramentas não-medicamentosas como psicoterapia, atividade física, meditação e relações saudáveis.

Entretanto, o psiquiatra necessita no primeiro momento conhecer o funcionamento de determinada substancia no metabolismo do paciente, assim, é preciso sempre uma dose inicial baixa para conhecer a adaptação.

Quando aumentar a medicação ?

Acontece que muitas vezes antes de chegar na dose cientificamente comprovada para a melhora dos sintomas iniciais o paciente já apresenta uma boa redução de suas sensações desconfortáveis, o que o deixa feliz. Porém, mesmo assim é necessário, em boa parte dos casos, aumentar a medicação para que essa melhora se estabilize durante o tratamento.

QUANTO TEMPO VOU USAR REMÉDIO PSIQUIÁTRICO ?

O tempo de medicamentos pode variar de paciente para paciente, pode ser entre 6 meses a 2 anos, como no casso da ansiedade. Quadros crônicos podem necessitar de medicação de uso contínuo. É importante conversar com seu médico psiquiatra sobre o plano inicial de tratamento, que pode variar com o decorrer do tempo.

O mais importante é manter uma boa relação com seu médico e estabelecer uma parceria de confiança, é muito comum os pacientes ajustarem ou retirarem suas próprias medicações, isso pode levar a efeitos de retirada de risco.

blank
Dr. Luan Diego

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo novo com prioridade

Receba novos conteúdos do blog direto no seu email
Agendar consulta

Agende uma consulta!

Dr. Luan Diego acredita que para garantir um tratamento de alta qualidade é preciso não só entender os sintomas mas também a situação de vida do paciente.
[email protected]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin