Como a meditação pode ajudar a sua saúde mental?

Dr. Luan Diego
,
11 de abril de 2019

Muitas pessoas ouvem falar sobre a meditação e seus benefícios, mas acabam não sabendo que é uma prática praticada por anos por monges e seus discípulos!

A prática teve seu reconhecimento principalmente através do budismo e do hinduísmo. Desta forma, o povo indiano foi o primeiro a documentar essa prática milenar.

A prática de forma separada do âmbito religioso começou mais ou menos no século XX, através de estudiosos! Porém, dentro da saúde mental no ocidente a prática é considerada recente.

A meditação é baseada em conceitos bem simples de respiração e concentração por exemplo! Dessa forma já é reconhecida pela ciência como uma prática efetiva para o alívio do estresse, e com diversos benefícios para a saúde mental.

Em nosso artigo de hoje você vai entender melhor sobre como a meditação pode ajudar a sua saúde mental. Confira.

Meditação x estresse

A meditação vai proporcionar o reequilíbrio no sistema nervoso autônomo. Dessa forma, auxiliando as pessoas no relaxamento, e diminuindo os estresses que podem acontecer no dia a dia.

Isso é importante para a saúde mental, pois muitos problemas que acontecem como ansiedade, nervosismo, insônia, e afins, podem ser ocasionados pelo alto índice de estresse.

Quando o estresse é controlado, ou mesmo diminuído pela meditação, a pessoa consegue conviver melhor, fazendo com que o estresse não os afete de forma tão negativa.

Além disso o efeito positivo da meditação não dura somente enquanto a pessoa está meditando, mas sim depois das sessões. Para quem já se encontra em estado de estresse a meditação vai funcionar como um ‘’remédio’’.

Meditação x insônia

Sabemos que 1 a cada 5 pessoas sofrem de insônia. Infelizmente não dormir a noite pode trazer prejuízos para a saúde física, e também para a saúde mental, por isso é importante tratar.

A insônia pode vir do estresse, ou mesmo de distúrbios mentais, como é o caso da depressão!

Diversas pesquisas já relataram que práticas de relaxamento profundo, como a meditação, melhoram a quantidade e a qualidade do sono.

Dessa forma, praticando meditação de forma regular a pessoa consegue voltar a ter o sono normal, sem precisar de nenhuma ajuda medicamentosa para isso.

meditação benefícios

Meditação x depressão

Cada vez mais a meditação é uma prática reconhecida e eficaz para o tratamento das pessoas com depressão, podendo ser até mesmo tão eficaz quanto os antidepressivos, por exemplo.

Mas para que os efeitos possam ser vistos é necessário praticar a atividade de forma regular, e sempre associando a outros tratamentos, seja através de remédios ou psicoterapia.

A meditação vai funcionar como uma alternativa para que os depressivos consigam controlar melhor suas emoções. Além disso, os pacientes conseguem ver de forma mais efetiva o que pode estar desencadeando a depressão, mudando assim seu estilo de vida, e evitando esses gatilhos.

E para quem não tem depressão praticar a meditação pode evitar que a doença aconteça!

Meditação x ansiedade

A ansiedade é uma condição cada vez mais comum! E aqui temos o estado ansioso, e o transtorno de ansiedade, que são condições diferentes.

A meditação consegue auxiliar nos dois! Pois com os exercícios de respiração e relaxamento a pessoa volta a ter o pensamento racional, que muitas vezes não está presente na hora da crise, por exemplo.

E assim como na depressão, a pessoa ansiosa a partir da meditação consegue perceber o que pode desencadear a ansiedade, fazendo de tudo para evitar essas situações.

meditação pode ajudar a sua saúde mental

Dicas de como começar a meditar

Atualmente ficou fácil começar a meditação, isso porque existem diversos aplicativos que podem oferecer uma meditação guiada.

Além de todos os benefícios para a saúde mental, a meditação pode ser feita para acalmar!

E para começar isso você deve:

  • Pensar no objetivo que deseja alcançar através da prática de meditação (não importa o objetivo, não a certo ou errado);
  • Encontrar um lugar sem distrações;
  • Sentar em uma almofada ou cadeira de maneira correta;
  • Inspirar e expirar pelo nariz.

Quanto ao tempo, pode começar com 5 minutos e depois ir aumentando. O importante mesmo é tentar fazer com que a meditação faça parte da rotina!

Gostou de saber mais sobre meditação? Então continue em nosso artigo de hoje para conferir muito mais.

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Dr. Luan Diego

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