A importância da psicoterapia e por que ela funciona

Dr. Luan Diego
,
7 de maio de 2020

A importância da psicoterapia tem ganhado vida nos últimos anos com a diminuição do preconceito contra o tratamento das doenças de saúde mental que afetam muitas pessoas no mundo inteiro.

Algumas pessoas já conseguem ver a psicoterapia como uma forma de tratamento eficiente, outras pessoas ainda acham “frescura” ter que fazer terapia.

Além disso, a importância da psicoterapia vai muito além de apenas tratar transtornos e doenças mentais. A psicoterapia existe também para prevenir doenças e transtornos que afetam a saúde mental.

Se você ainda tem dúvida do que é e qual a importância da psicoterapia, neste artigo, você entender mais sobre esse assunto.

Continue a leitura até o final para entender o que é a psicoterapia e por que ela é tão importante na vida de muitas pessoas.

importância da psicoterapia

O que é psicoterapia?

A psicoterapia, em alguns lugares chamada apenas de terapia, parte do conceito de um tratamento a base de uma conversa, de uma relação construída entre paciente e terapeuta que aborda opiniões construtivas e dadas pelo profissional de saúde mental a respeito do paciente.

Nessa conversa, o paciente expõe seus medos, apreensões, suas principais emoções e tudo que possa causar aflições e que possa ser prejudicial para a sua saúde mental.

A psicoterapia pode ser abordada de várias formas. Muitos casais, por exemplo, fazem psicoterapia para ter uma vida a dois mais saudável e tranquila.

Terapias também podem ser feitas em família. Isso acontece muito nos casos em que a família precisa participar do tratamento junto com o paciente, porque sem o apoio familiar, pode ser muito mais difícil uma recuperação.

A psicoterapia é baseada nos relatos do paciente, e juntos, os pacientes e o psicoterapeuta, irão construir conexões para entender e deixar muito mais claro quais são os sentimentos e pensamentos que estão por trás de um problema.

Para que serve a terapia?

As terapias servem para que a pessoa consiga lidar de uma melhor forma com as suas questões emocionais, principalmente as questões emocionais que tiveram grande impacto em sua vida.

Porém, as questões de menor impacto não são menos importantes e também fazem parte do processo terapêutico.

Consideramos questões de grande impacto, como a morte de uma pessoa muito próxima, a descoberta de uma doença grave, traumas muito fortes como violência ou abuso sexual, acidentes de carro, e entre outros impactos.

Já os impactos mais leves, mas não menos importantes, são as brigas de casais, questões emocionais relacionadas a família, desconforto com alguma situação no trabalho, ou em qualquer outro ambiente social.

Os pequenos e grandes impactos que ocorrem conosco durante nossa vida e até situações em nosso cotidiano, podem provocar grandes diferentes em nossa vida e principalmente em nossa saúde mental.

As sessões de psicoterapia irão servir para te ajudar a entender mais sobre si e sobre seus sentimentos, para que você consiga administrá-lo melhor, além de administrar suas emoções e superar seus problemas.

importancia da psicoterapia

Qual tipo de problema é tratado na psicoterapia?

No geral, qualquer problema que possa estar afetando qualquer parte de sua vida, seja no âmbito social, nos relacionamentos afetivos, no relacionamento com a família e etc.

Qual coisa que esteja impedindo a tranquilidade na sua vida, pode ser motivo para você procurar por uma psicoterapia.

Mas existem alguns motivos que levam uma pessoa a procurar pela psicoterapia com mais frequência. São eles:

  • Pessoas que estão sofrendo com a depressão.
  • Pessoas que estão passando por quadros de ansiedade.
  • Pessoas que tem problemas com muito estresse.
  • Pessoas que estão tendo problemas com compulsão alimentar.
  • Pessoas com esquizofrenia.
  • Pacientes com autismo.
  • Pessoas que possuem alguns transtornos como TDAH (déficit de atenção com hiperatividade).
  • Pessoas que possuem outros transtornos como Boderline ou Transtorno Bipolar.
  • Pessoas que sofreram algum trauma e estão passando por um estresse pós traumático (TEPT).
  • Pessoas que sofrem com o TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
  • Pessoas que tem problemas de insônia.
  • Pessoas que tem muitas questões familiares e amorosas para serem resolvidas.

Quais são os benefícios da psicoterapia

Como já vimos, a psicoterapia é cura através da fala ou da conversa, onde o profissional cria conexões com os pensamentos consciente e não conscientes do paciente para fazer com ele entenda a si mesmo.

Nessas conexões, o paciente acaba descobrindo o porquê de seus problemas e seus sentimentos, e junto com o profissional, descobrem maneiras para lidar com todas as adversidades.

A importância da psicoterapia é muito grande, pois o indivíduo adquire autoconhecimento e amadurece suas emoções e sentimentos.

Porém, além desses benefícios, a psicoterapia possui vários outros. Veja logo abaixo, uma lista desses benefícios.

Autocontrole

Para quem lida com os estresses da vida, ou até mesmo ansiedade e entre outros vários transtornos psicológicos, ter autocontrole sobre seus sentimentos, ações e emoções pode ser uma tarefa muito difícil.

Mas essa falta de autocontrole não é culpa de ninguém. É absolutamente normal perdermos o controle sobre as situações quando estamos sob algum tipo desconforto emocional ou com algum transtorno mental.

Explodir de raiva, ou então cair em uma tristeza profunda, são exemplos claros da perda do autocontrole que vivenciamos em nosso dia a dia.

Sendo assim, a psicoterapia irá atuar ajudando o paciente a recuperar o autocontrole para lidar com qualquer situação, seja ela problemas familiares, problemas no trabalho ou problemas com a saúde física e mental.

Descobrir seu potencial e suas habilidades

Muitas pessoas procuram a psicoterapia para lidar com problemas como frustrações com a vida em relação a várias áreas de suas vidas.

Na área amorosa, na área profissional e entre várias outras. A psicoterapia é muito importante para ajudar a pessoa a lidar com todos esses sentimentos e ainda descobrir quais são suas habilidades e ressaltar seu potencial.

Muitas vezes, o medo nos impede de fazermos muitas coisas, e assim, acabamos perdendo muitas oportunidades.

Um exemplo claro, é falar em público. Um simples ato de falar tendo muitas pessoas como ouvintes, pode desencadear quadros de ansiedade como suor excessivo e até dores no estômago.

Com a psicoterapia, você consegue descobrir o porquê você tem medo de falar em público e destravar esse medo da sua mente.

Outro exemplo, é quando uma pessoa não está feliz com a sua atual vida, principalmente se tratando de um local de trabalho, de uma profissão ou se tratando de relacionamentos.

A psicoterapia é importante para você entender e conhecer o seu real potencial e descobrir o que você pode fazer para ser mais feliz e ter uma vida de realizações, e não de frustrações.

Quebra de preconceitos sociais

Todos vivemos em um mundo onde muitas vezes as opiniões sociais importam muito mais do que as nossas próprias opiniões.

Sendo assim, muitas vezes vivemos para agradar o outro, e o que realmente nos agrada acaba ficando de lado.

Qual é o problema em termos opiniões diferentes e querermos ser diferentes das outras pessoas? A resposta é: nenhum problema!

Mas na maioria das vezes tomamos atitudes para que nossa imagem fique melhor diante da sociedade. Mas não se culpe por isso. É normal e acontece com praticamente mais da metade da população.

Quando você aprende a quebrar os preconceitos sociais, você deixa de se cobrar internamente, e a cobrança é uma atitude que pode desencadear alguns transtornos como ansiedade e depressão.

Enxergar o sentido para a vida

Na vida, passamos por muitos momentos que podem ser fatores importantes para as grandes frustações.

Quando vivemos uma vida de frustrações, muitas vezes parece que não tem mais jeito e que apenas se entregar para essas frustrações é única solução, e consequentemente, a vida passa a não ter tanto sentido.

Fazer com que você enxergue o sentido da vida é um dos benefícios que ressalta a importância da psicoterapia.

Além disso, a partir do momento que você vê um novo sentido para você, você destrava sua vida e começa a viver da forma que te faz mais feliz.

Entrar em contato com suas emoções

Nossas emoções e nossos sentimos são os principais fatores que definem o que fazemos e como tomamos todas as atitudes em nosso dia a dia e em nossa vida.

Quem nunca decidiu fazer uma coisa diferente só porque estava mais feliz? Ou quem nunca decidiu ficar em casa ao invés de sair com a família ou com amigos só por estar mais triste?

Esses são apenas exemplos comuns em nossa rotina, mas praticamente todas as decisões que tomamos tem base nas nossas emoções.

Conhecer o que sentimos por dentro, é importante para que saibamos como lidar com nossos sentimentos e principalmente, para o autoconhecimento.

Além disso, quando entramos em contato com nossas emoções, conseguimos pensar melhor sobre o que realmente queremos, e aprendemos a não deixar de lado o que realmente nos faz bem.

A diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista

Muitas pessoas acabam confundindo esses principais profissionais de que tratam a saúde mental. E sendo assim, acabam tendo dúvidas sobre qual deles procurar para uma psicoterapia.

Essas três profissões de fato são parecidas pois tem uma coisa em comum: cuidar da saúde mental da população. Mas, cada uma tem uma forma de abordagem e técnicas diferentes de tratamento.

E um outro ponto que também é comum entre as três profissões, é garantir que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida a partir da terapia.

Vamos entender então quais as principais diferenças entre essas três profissões.

Psiquiatra

A psiquiatria é uma profissão que precisa de formação médica, ou seja, o psiquiatra é um médico que cuida da saúde mental.

A psiquiatria abrange um pouco mais a saúde mental, pois o médico psiquiatra é formado para conhecer todas as questões biológicas que envolvem o problema de um paciente.

Por isso, ele pode prescrever medicamentos para os transtornos emocionais e comportamentais.

A psiquiatria anda em conjunto com as outras profissões de saúde mental. Muitos ou a maioria dos pacientes com algum transtorno mental, tem seu tratamento em conjunto com um psiquiatra e um psicólogo ou psicanalista.

Psicólogo

O psicólogo não tem formação médica, ele se forma em psicologia e estuda para lidar com o comportamento humano, realizando terapias para tratar também de problemas emocionais e comportamentais.

Na maioria das vezes, o psicólogo é procurado para realizar terapias em pessoas com problemas como depressão, ansiedade, alguns transtornos comportamentais como compulsão alimentar e entre outros.

Porém, o psicólogo não receita medicações como o psiquiatra. O tratamento com um profissional de psicologia tem base no diálogo das sessões de terapia.

Por isso, quando um psicólogo observa que o paciente precisa fazer uso de alguma medicação, como ansiolíticos e antidepressivos, ele encaminha o paciente para um psiquiatra.

O tratamento com um psicólogo costuma ter uma longa duração, e durante esse tempo, ele trabalha junto com o paciente para que a pessoa entenda suas emoções e como elas podem impactar a sua vida.

Psicanalista

A psicanálise é uma linha terapêutica que está relacionada com a psicologia e também com a psiquiatria.

O profissional psicanalista procura ajudar o paciente a lidar com suas emoções, procurando em seu subconsciente, como e quando essas emoções nasceram nele.

E, para procurar esses acontecimentos, o psicanalista usa de meios alternativos para acessar o subconsciente, como a regressão, por exemplo, também chamada de hipnoterapia.

A psicanálise é muito usada como tratamento para traumas de grande impacto, como terapia para depressão, ansiedade e entre outros transtornos.

O psicanalista também não prescreve medicações, o tratamento tem base no diálogo, assim como na psicologia.

A psicanálise é uma especialização, e não uma graduação. Normalmente, profissionais da saúde mental como psiquiatras e psicólogos podem se identificar mais com a linha da psicanálise e se especializar.

Quando procurar por uma terapia e qual profissional procurar?

São vários os sinais que indicam que você precisa procurar pela psicoterapia. A importância da psicoterapia está relacionada ao seu bem estar mental, sendo assim, em qualquer sinal de desconforto em sua saúde mental, a terapia é indicada.

Você pode procurar pela terapia, caso você esteja passando pelos seguintes problemas:

  • Desconforto emocional relacionado aos seus relacionamentos, sejam sociais ou familiares.
  • Presença de sintomas de transtornos mentais, como a ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtornos alimentares e entre outros.
  • Problemas isolados com insônia e quando elas são relacionadas à ansiedade.
  • Sintomas de fobias, como por exemplo fobias sociais.
  • Sintomas psicóticos que podem estar presente em transtornos como a esquizofrenia.
  • Ansiedade grave, que atrapalha sua vida e relações pessoais.
  • Sentimentos de tristeza profunda ou amargura e angústia que dure mais de 3 ou 4 semanas.
  • Dependência química, como dependência de álcool e drogas.
  • Problemas e transtornos com a sexualidade.

O profissional que você deve procurar, depende do que você está sentindo. Você pode procurar qualquer um desses profissionais em qualquer um dos casos.

Se você procurar por psicólogos e psicanalistas e você precisar de medicações, você será encaminhado para um psiquiatra.

Por que as terapias funcionam?

Como já vimos, as terapias são processos que envolvem o autoconhecimento, e durante esse autoconhecimento, descobrimos como e porque surgem certos problemas em nossas vidas.

A importância da psicoterapia está também nesse processo de autoconhecimento, para que descubra como ela pode lidar com todas as suas questões de maneira mais simples e leve.

Quando começamos a fazer terapia, é como se um quebra-cabeça estivesse todo desmontado e, no decorrer do processo de terapia, o quebra-cabeça vai se montando e se encaixando aos poucos nos lugares certos.

A terapia para transtornos mentais vais graves como a esquizofrenia, transtornos bipolares, autismo, depressão grave, também tem grande importância para que a pessoa saiba lidar com o seu transtorno.

Até porque, muitas pessoas possuem transtornos mentais, porém, tem grandes preconceitos com eles e acham que não poderão nunca viver uma vida comum, o que é um grande mito.

O preconceito contra as terapias

Infelizmente, ainda existem muitos preconceitos contra as terapias e contra o assunto saúde mental de maneira geral.

E por esse motivo, muitas pessoas que estão passando por momentos muito difíceis, não procuram a terapia e apoio psicológico por falta de informação, que leva ao preconceito.

O tratamento psiquiátrico já foi, há muito anos, visto como tratamento para pessoas loucas. Mas a loucura está longe de ser uma característica das pessoas com transtornos mentais.

Porém, bem aos poucos, as pessoas estão entendendo que a saúde mental é muito importante para uma vida saudável e feliz.

Mas não é só porque esse assunto está sendo um pouco mais aceito que devemos parar de nos informar sobre ele, porque o preconceito, por mais que seja menor do que o preconceito de anos atrás, ele ainda existe.

Dessa forma, quanto mais abordamos esse assunto, e quanto mais as pessoas conhecerem o que de fato é a saúde mental e como ela é importante para nossas vidas, mais esse preconceito será quebrado.

Conclusão

Vimos neste artigo, a importância da psicoterapia e como ela pode fazer total diferença na vida de uma pessoa, tanto para as pessoas que possuem transtornos metais graves, quanto os transtornos mais leves.

Abordar o assunto saúde mental sempre será importante, pois hoje, muitas pessoas adoecem mentalmente e não procuram apoio pela falta de informação.

Sendo assim, entender o que é saúde mental e como ela é importante, pode salvar vidas. Se informe e quebre os preconceitos.

blank
Dr. Luan Diego

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo novo com prioridade

Receba novos conteúdos do blog direto no seu email
Agendar consulta

Agende uma consulta!

Dr. Luan Diego acredita que para garantir um tratamento de alta qualidade é preciso não só entender os sintomas mas também a situação de vida do paciente.
[email protected]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
5 Compart.
Twittar
Compartilhar5
Compartilhar
Pin