Saiba qual diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade

Dr. Luan Diego
,
20 de dezembro de 2018

Com certeza você já ouviu alguém dizer por aí que é ansiosa, ou que está esperando por determinado evento. Podemos dizer que a ansiedade é uma reação normal, e todos nós em algum momento da vida, já tivemos essa sensação.

A ansiedade é um sentimento de dúvida, de expectativa e por vezes até de medo! Ultimamente a palavra ganhou destaque no cotidiano, e a ansiedade parece fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Por conta do uso recorrente da palavra ansiedade, muitas pessoas confundem o estar ansioso do transtorno de ansiedade generalizada! O transtorno vai muito além do que ser uma pessoa que quer tudo para ontem, por exemplo.

Nesses casos a ansiedade deixa de ser algo natural, e passa ser recorrente como um motivação de preocupação e expectativa excessiva! 

Talvez a confusão entre os termos seja por pura falta de informação, e pensando nisso o artigo de hoje resolveu esclarecer de uma vez por todas as dúvidas sobre o estado ansioso e a ansiedade generalizada.

O que o estado ansioso e a ansiedade generalizada tem em comum?

Podemos dizer que ambos tem alguns sintomas parecidos, ou seja, no estado ansioso e na ansiedade generalizada pode ser que alguma sensações sejam iguais.

Como por exemplo:

  • Dificuldade de se concentrar: Tanto uma pessoa no estado ansioso, como uma pessoa com transtorno de ansiedade tem dificuldade para se concentrar em alguma tarefa do dia a dia, por exemplo;
  • Irritabilidade: Ambos ficam com uma personalidade mais irritadiça, se incomodando com pouco;
  • Problemas para pegar no sono: Quem nunca passou uma noite toda em claro esperando por algo importante que vai acontecer no outro dia? As pessoas com o transtorno de ansiedade também se sentem assim, mas com maior frequência;
  • Fadiga;
  • Inquietação: Caminhar de um lado para o outro, mexer pernas, fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo;
  • E não podemos nos esquecer ainda do sintomas físicos que a ansiedade pode trazer, como: Tensão muscular, tremedeira, taquicardia, dor de cabeça, náuseas e diarreia.
diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade

E qual é a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade?

Agora que você já sabe alguns sintomas que ambos tem em comum é hora de saber as diferenças! Afinal, o que vai diferenciar uma pessoa em estado ansioso de uma pessoa com transtorno de ansiedade?

A primeira resposta para essa pergunta é: O motivo! Por exemplo, é natural quando estamos diante uma situação nova termos ansiedade, ou mesmo uma situação de perigo (por exemplo, fazer uma cirurgia, saber o resultado de um exame importante)!

Com certeza você pode lembrar de diversas situações novas ou importantes que te deixaram ansioso. Tudo isso é considerado natural, pois como  mencionamos, a ansiedade faz parte da nossa vida, e pode ser até mesmo visto como um sintoma ‘’normal’’ quando está presente em situações como as citadas.

Uma pessoa que tem ansiedade generalizada também vai ficar ansiosa em momentos como esses, mas além disso, a ansiedade vai vir sem motivo aparente! Muitas vezes se você perguntar para essa pessoa o porque ela está ansiosa, ela não sabe responder. Qualquer momento a ansiedade pode ser manifestada, com ou sem explicação.

Dessa forma, enquanto as pessoas em estado ansioso apresentam sintomas somente por um período de tempo, a pessoa que tem ansiedade generalizada vai conviver com todos esses sintomas quase que diariamente, atrapalhando todos os aspectos de sua vida.

Como lidar com o estado ansioso?
Uma boa dica para lidar com o estado ansioso é tentar fazer exercícios racionais de enfrentamento presentes na terapia cognitivo comportamental. Por exemplo, se perguntar se estar ansioso vai resolver a situação, tentar imaginar todas as respostas para as situações que está esperando e
como lidar com cada uma delas.

Exercícios de respiração também podem auxiliar, além da terapia, que vai ensinar técnicas e proporcionar o auto–conhecimento para lidar com situações como essa.

Como lidar com a ansiedade generalizada

Como lidar com a ansiedade generalizada?

Já para lidar com a ansiedade generalizada é preciso ter o diagnostico correto de um médico psiquiatra que vai passar o remédio adequado, e fazer todo o acompanhamento nesse período de tempo!
A terapia também deve ser feita uma vez por semana para técnicas de enfrentamento, e afins.

blank
Dr. Luan Diego

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo novo com prioridade

Receba novos conteúdos do blog direto no seu email
Agendar consulta

Agende uma consulta!

Psiquiatra em Brasília para tratamentos de Crise de Pânico, Depressão e Ansiedade. Verifique a disponibilidade de horários e faça seu agendamento online.
Agendar consulta
[email protected]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin