Como funciona a consulta e a terapia online?

Dr. Luan Diego
,
4 de abril de 2020

O que é Telemedicina?

Apesar de estar em evidência recentemente neste ano de 2020 após a pandemia de COVID-19, a telemedicina existe desde o início dos anos 50 e seu propósito sempre foi levar atendimento a saúde para locais remotos. 

Ela, nada mais é, do que a associação entre a medicina tradicional com as tecnologias de telecomunicação. A OMS reconhece a telemedicina desde 1990.

Com o tempo foi visto o potencial de atingir populações urbanas com falta de assistência médica e de responder a emergências médicas, compartilhando consultas médicas e prontuários de pacientes sem demora.

Sendo assim, é possível monitorar e acompanhar pacientes e realizar análises de diferentes exames de forma remota e rápida. Hoje conta com amparo legal e sua utilização é feita em diversos locais do mundo.

Telemedicina na Psiquiatria

Hoje, o campo da telemedicina está mudando mais rapidamente do que nunca. Por exemplo, agora não só temos a tecnologia para telemedicina de vídeo ao vivo, mas grande parte da população do Brasil tem experiência no uso de aplicativos como WhatsApp Video, Google Meet, Zoom, Google Hangouts. 

A telemedicina na psiquiatria está se tornando cada vez mais uma ferramenta para atendimento médico. 

Teleconsultas em psiquiatria são feitas através de vídeo e microfone, uma vez que o médico deve estar atento à sinais físicos e gestuais nos pacientes. Mensagens rápidas de texto podem servir de auxílio, mas é importante que o médico converse com o paciente através de microfone, pois as modulações na voz e entonação são indícios aos quais o profissional se guia.

É importante que o paciente esteja num ambiente tranquilo, sem distrações, durante a consulta.

O paciente conectado de hoje quer perder menos tempo na sala de espera do médico, deslocamentos, trânsito ou quando seu médico está em viagens para congressos e cursos. 

Vantagens da Telemedicina

Geralmente, a telemedicina na psiquiatria possui um grande benefício. Amplia o acesso a atendimento de qualidade ao paciente, especialmente a regiões e populações distantes. 

O paciente tem acesso a profissionais de referência sem que obstáculos geográficos sejam um impeditivo à consulta.

Além do atendimento de telemedicina com psiquiatra não demandar o deslocamento, os horários são bem mais flexíveis e democráticos. Afinal de contas, nem sempre você consegue uma brecha na agenda no meio do dia para fazer consultas. 

Há pacientes que se sentem mais confortáveis em suas casas, minimizante assim a ansiedade de ter que sair de casa e se deslocar até a clínica.

Diferença entre consulta online e presencial

A consulta online possui inúmeras vantagens, como economia de tempo no deslocamento, atendimento em horários mais flexíveis e acesso de casa. 

A consulta através da telemedicina não difere da presencial. A qualidade da consulta e a evolução do tratamento seguem sem grandes diferenças. Com a certificação digital, o médico consegue prescrever medicamentos e relatórios sobre o paciente.

Minhas consultas, tanto presenciais quanto online, têm uma hora de duração.

Cuidados Básicos

É vedada ao paciente a gravação do atendimento em telemedicina, por qualquer meio. Sendo assim, as consultas não serão armazenadas em vídeo ou áudio, somente em prontuário médico.

Assim, cada atendimento de telemedicina, é destinado ao uso pessoal e intransferível por parte do paciente. É vedada a utilização da prestação de serviço por mais de uma pessoa ou o compartilhamento de informações entre múltiplos usuários. Assim, somente o paciente cadastrado terá direito ao atendimento.

Democratização e maior acesso ao médico psiquiatra

Apesar de sermos um país com milhares de profissionais formados, em muitas localidades não há nenhuma assistência com médico psiquiatra. Em diversos casos, a distância é o maior impedimento.

Já em cidades menores, pode haver o desconforto de se consultar com um psiquiatra conhecido. Temos ainda os brasileiros que se mudaram do país e que gostariam de manter o vínculo com seu médico pela facilidade do idioma. 

Ou então um paciente que se consultava presencialmente e, precisando mudar, não deseja parar seu contato com o psiquiatra que já acompanha para não perder o vínculo já estabelecido.

As possibilidades são infinitas! E, além de práticas, as consultas pela internet são extremamente seguras.

Como funciona a segurança nas consulta médicas com psiquiatra online?

Primeiramente, vale destacar  que o atendimento de telemedicina com médico  psiquiatra online é devidamente autorizado pela PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020 do Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Psiquiatria OF. 099/2020/ABP/SEC. 

Inclusive, o atendimento online deve seguir o que prevê o código de ética da profissão, exatamente como as consultas presenciais, conforme Resolução do CFM nº 1.643/2002.

Em nossas consultas utilizamos plataforma digital com segurança e certificação. Assim, com as devidas precauções, as consultas ocorrem de forma segura para ambas as partes.

As plataformas mais utilizadas em nossas consultas é o uso do WhatsApp Video, Google Hangouts ou programa Zoom. Estas plataformas podem ser utilizadas com computadores, tablets ou celulares. 

Sigilo Profissional

Todos os softwares envolvidos nas consultas fazem uso de criptografia e conexões seguras. 

Contudo, sempre oriento meus pacientes a não usarem computadores públicos e apagar os históricos de conversas sempre após as consultas. É também importante proteger o seu computador com um programa de antivírus e firewall.

Receitas médicas controladas

Receitas médicas serão entregues por via digital, para o celular ou e-mail do paciente,  tendo validade em todo território nacional. Todos os documentos terão assinatura digital com certificado digital.

As receitas podem ser compradas nas grandes redes de farmácias e drogarias do Brasil. 

A aquisição da prestação de serviços de atendimento por telemedicina na psiquiatria, implica expressa adesão a todos os seus termos e concordância expressa das condições previstas para a utilização dos serviços ofertados.

Atestados médicos e relatórios

Caso você precise de relatório ou atestados médicos os documentos serão enviados por via digital, também com validade em todo território nacional. Todo documento pode ter sua validade verificada no site oficial do Conselho Federal de Medicina

Como agendar uma consulta online comigo?

Se você é  brasileiro ou estrangeiro que esteja no Brasil, de qualquer estado do país, você pode acessar a página de agendamento, clicar em "agendar", logo em seguida você vai  escolher o melhor horário para consulta. e realiza o pagamento com

Logo após o agendamento será enviado um link com informações sobre a consulta e a forma de pagamento (cartão de crédito  ou transferência bancária nos bancos: Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco BRB, Banco Inter ou Banco Nubank). 

Como política de cancelamento ou remarcação da consulta, o paciente, caso não possa comparecer à consulta agendada, poderá realizar até 2 remarcações sem custos.

É importante uma boa conexão de internet no momento da consulta. 

Dr. Luan Diego

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo novo com prioridade

Receba novos conteúdos do blog direto no seu email
Agendar consulta

Agende uma consulta!

Psiquiatra em Brasília para tratamentos de Crise de Pânico, Depressão e Ansiedade. Verifique a disponibilidade de horários e faça seu agendamento online.
Agendar consulta
[email protected]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin